quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Me alcança um guardanapo, vai.

Semana passada fazia muito frio caiu bem uma pipoquinha.
Hoje com esse calor nada melhor que um gostoso sorvete!
  Pedro saboreando um sorvete de casquinha! Todo atrapalhado!

Sem melar as mãos 

Nesta vida
a gente vai tomando sorvete
como pode.
O pescoço torto
lambe em volta
pra não cair respingo.

De repente, suspense:
a língua salva
em segundos
o excesso que escorre.

Os olhos não enxergam
um palmo adiante do nariz:
riscos e cuidados
sujeira por um triz.


Ao final
(Mesmo de colher)
só os raros chegam
sem melar as mãos.

 Me alcança um guardanapo, vai. 


Com Carinho, Pedro

domingo, 30 de setembro de 2012

Pipipipipipoquinha...

Pedro, adora  pipoca! Com esse friozinho é muito gostoso assistir um filminho saboreando uma pipoquinha...

Pipipipipipoquinha...
que chuvinha mais gostosa!
Corro logo pra cozinha,
nem disfarço... sou gulosa!

Pipipipipipoquinha...
grita o milho da pipoca!
Quente é o fundo da panela,
óleo ardente o sufoca.

Esfriando na janela,
já branquinho e com sabor,
o grãozinho da panela
transformou-se numa flor! 

Maria da Graça Almeida 

Curiosidade

Na verdade, todo grão de milho armazena dentro de si uma ínfima quantidade de água. Assim, quando aquecida, essa água se transforma em vapor e exerce uma pressão que provoca o estouro do milho. Do ponto de vista nutricional, a pipoca, quando não leva muito sal e manteiga, pode ser uma fonte de alimentação com baixas calorias e rica em proteínas, ferro e fibras.

Com Carinho, Pedro

sábado, 29 de setembro de 2012

Um livro parece mudo...



LIVRO

Caixa mágica de surpresa

Um livro
é uma beleza,
é caixa mágica
só de surpresa.


Um livro
parece mudo,
Mas nele a gente
descobre tudo.


Um livro
tem asas
longas e leves
que, de repente,
levam a gente
longe, longe


Um livro
é parque de diversões
cheio de sonhos coloridos,
cheio de doces sortidos,
cheio de luzes e balões.


Um livro é uma floresta
com folhas e flores
e bichos e cores.
É mesmo uma festa,
um baú de feiticeiro,
um navio pirata do mar,
um foguete perdido no ar,
É amigo e companheiro.

Poema de Elias José


Versão do livro "O Pequeno Príncipe" em Braille! Muito bom!

 Semana Internacional do Livro.

Com Carinho, Pedro

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Quero que a chuva chova: plim... plim...

Imagem: Rebeca Luciani

Chuva doce

Quero que a chuva
chova: plim... plim...
gomas e balas 
de amendoim.

A boca e as mãos
porei bem abertas
pra chuva esperta
pingar sobre mim!


Se a chuva descer,
feitinha, assim,
de gomas e balas 
de amendoim,
será que a mamãe
dirá pra chover 
escovas-de-dente 
em cima de mim?
Maria da Graça Almeida

Com carinho, Pedro

domingo, 23 de setembro de 2012

Bem Vinda, Primavera!



Hoje quem me acordou
foi um lindo sol,
solzinho de setembro
a anunciar calor.

Sementes que crescem
com forma de flor,
vestindo de gala,
de brilho e de cor.

E voando pelo céu,
muito enamorados,
chegam passarinhos
com belos trinados.

Borboletas alegres
exibem as suas asas,
e os bichinhos da terra
saem das suas casas.

Há dias na Primavera
em que chove um bocadinho.
E há outros em que o sol brilha,
iluminando o caminho.
Com carinho, Pedro